aquaplastic
Escolha uma Página

Você sabe o que é Central de Água Gelada (CAG)? Não? Leia o artigo, abaixo, para descobrir.

Os equipamentos relacionados ao ajuste de temperatura de ambientes podem ser separados em duas categorias: os que promovem a expansão direta, ou seja, que possuem um sistema direto para resfriamento do ar e os de expansão indireta que, através de um contato indireto com uma superfície resfriada, é capaz de fornecer temperaturas mais baixas.

A CAG é quando o gás resfria a água que circula pelo sistema (circuito fechado), sendo esta a responsável pelo resfriamento do ar. 

A grande maioria dos empreendimentos como shoppings, aeroportos, edifícios e hospitais possuem Centrais de Água Gelada.

Como funciona a Central de Água Gelada?

Na Central de Água Gelada, existe um equipamento chamado “chiller”, que é responsável por gelar a água e manter sua temperatura sempre baixa. 

Em seu processo de funcionamento, o ar e a água gelada circulam em conjunto, fazendo com que a temperatura do ar diminua devido à baixa temperatura da água.

Todo esse processo ocorre com a ajuda de um equipamento chamado “fancoil”, que funciona como um ventilador acionado que faz com que a água e o ar circulem.

As CAGs são compostas por alguns equipamentos como tubos, conexões, registros, válvulas e automação.

Desempenho 

Um detalhe muito importante é que, para obter o máximo desempenho de uma CAG, além do correto dimensionamento dos equipamentos, deve ser estabelecido um programa de tratamento de água rigoroso com uso de produtos formulados a base de aditivos químicos, incluindo inibidores de corrosão e biocidas que funcionam para proteger o sistema de resfriamento mantendo os sistemas livres de oxigênio e as superfícies de troca de calor limpas e livres de depósitos ou biofilmes. 

Esse processo resulta na redução da eficiência da troca de calor, entupimentos e manutenções que podem causar paradas na produção.

O oxigênio é o principal problema em sistemas de resfriamento de circuito fechado e dele decorrem os outros problemas. Isso porque ele pode infiltrar-se em um sistema fechado através de pontos desgastados do sistema como válvulas, uniões, cotovelos e bombas. 

Além disso, a presença de oxigênio em sistema fechado de água contribui na proliferação microbiológica. 

E aí? Deu pra entender como funciona uma Central de Água Gelada? Se ficou com dúvidas, deixe aqui seu comentário.

Rua Sena Madureira, 533 04021-051 São Paulo - SP | Brasil

+55 (11) 2804 6505

pfelix@aquaplastic.com

Copyright © 2019 AquaPlastic.