aquaplastic
Escolha uma Página

O ácido sulfúrico é um dos produtos químicos mais perigosos que existem no mundo. Isso porque ele possui altíssimo grau de corrosividade.

Quando pensamos nos profissionais que lidam com esse tipo de processo nas indústrias, mesmo com fraca concentração, pode causar diversos danos ao corpo humano, como: queimadura na pele, no nariz, nos olhos e garganta. Sem mencionar danos respiratórios crônicos quando expostos em um período longo.

Entretanto, o ácido sulfúrico é um dos produtos químicos mais utilizados no mundo.

Diversas indústrias usam esse produto em alguma parte do seu processo produtivo.

Já vi muitas aplicações em diversos segmentos, mas podemos destacar: fabricação de pneus, indústrias de fertilizantes, mineração de ouro, produção de detergentes entre outras.

O ácido sulfúrico é um subproduto do zinco. Quando o minério de zinco, que também possui enxofre na sua composição, é aquecido a 950°C, acontece uma liberação de gás dióxido de enxofre, que posteriormente é coletado, passa por processos de limpeza e finalmente processado em ácido sulfúrico.

Na Produção de ácido sulfúrico, as tubulações são extremamente exigidas.

Já realizei muitas visitas técnicas em minha vida profissional, mas falando em ácido sulfúrico, me lembro bem de uma empresa multinacional de Mineração de Ouro no sudeste do Brasil, que tinha uma fábrica de ácido sulfúrico dentro da sua planta industrial.

Recordo-me perfeitamente de quão perigoso e insalubre era aquele local. Em se tratando de ácidos perigosos, devemos ter total cautela e segurança na especificação dos materiais a serem utilizados dentro desse processo. Pude ver, claramente, muitas tubulações metálicas completamente corroídas por aquele ambiente extremamente nocivo.

Utilização de Tubulações de Metal, PE e PRFV

Quando a produção de ácido sulfúrico iniciou, as tubulações mais utilizadas eram as de aço carbono para transportar o ácido pelas diversas etapas do processo produtivo. Contudo, com o alto poder de corrosão, periodicamente as tubulações precisavam ser substituídas.

Posteriormente, iniciou-se uma tentativa de revestir os tubos de aço com produtos que pudessem proteger ou mitigar o efeito da corrosão nos tubos, mas isso tornaria a tubulação muito mais pesada e prejudicaria de forma significativa a sua instalação.

Todos nós sabemos que um dia de uma planta fabril parada em uma indústria de grande porte os valores envolvidos são enormes e isso com certeza passou a ser um ponto negativo para esse tipo de material.

Percebo, claramente, uma busca de novas tecnologias para essa aplicação. Nos últimos anos, os fabricantes de ácido sulfúrico experimentaram tubulações de polietileno e PRFV, que é um PVC reforçado com um revestimento de fibra de vidro.

Com certeza, sendo tubulações mais leves, facilitou e muito a parte da instalação, principalmente se compararmos com os tubos metálicos. Entretanto, quando sujeito a mudanças bruscas de temperatura e pressão, esse sistema tem uma tendência ao rompimento.

Tubos de CPVC

Há alguns anos foi introduzido no mercado industrial, uma nova opção para transporte de fluidos corrosivos: os tubos de Policloreto de Vinila Clorado (CPVC).

Com elevada resistência a temperatura e pressão, os tubos de CPVC apresentam um desempenho de altíssimo nível com relação a sua performance.

Quando o cliente analisa o custo global da sua instalação, seja para uma expansão ou manutenção, podemos perceber alguns fatores que podem ser cruciais na tomada de decisão, como: instalação mais rápida que os metais, mobilização de um número menor de pessoas na obra, menor tempo de instalação comparado a tubulações metálicas, custo do produto competitivo e vida útil prolongada.

Uma vez analisando esse custo global, posso afirmar que, no mínimo, faremos as pessoas responsáveis pela instalação e, obviamente, o cliente final.

As tubulações em CPVC apresentam diversas vantagens ao cliente final. Eu diria que uma de enorme importância é a segurança no transporte do fluido corrosivo. Podemos imaginar o que um vazamento desse ácido não causaria prejuízo em um funcionário até mesmo em relação às questões ambientais.

CPVC é uma excelente alternativa para transporte de ácido sulfúrico

Dentre muitas alternativas existentes no mercado, aprecio bastante a utilização do CPVC em transporte de fluidos corrosivos, pois conseguimos unir diversas vantagens ao cliente final com o uso desse termoplástico, agregando valor e segurança no ambiente fabril.

Período menor de mobilização para realizar a instalação, menor número de profissionais na execução desse serviço, tempo de vida útil prolongado, agilidade e praticidade no momento de uma eventual manutenção.

Todos os atributos mencionados acima, com certeza, proporcionam um custo global de instalação menor para a indústria. Que empresa, atualmente, não levariam em conta um custo reduzido de instalação? Creio que todos nós estamos convergindo para uma redução de custo em nossas vidas e atividades profissionais.

Por isso tenho certeza que o CPVC poderá ser uma solução muito interessante para as mais diversas aplicações existentes no mercado industrial.

Rua Sena Madureira, 533 04021-051 São Paulo - SP | Brasil

+55 (11) 2804 6505

pfelix@aquaplastic.com

Copyright © 2019 AquaPlastic.