A eletrofusão é uma tecnologia cujo principal objetivo é unir tubos de plástico por meio do calor. Você sabe como funciona esse processo? Fique neste artigo e saiba mais sobre a eletrofusão em tubos e conexões.
O que são?
As soldas por eletrofusão são métodos utilizados para unir tubulações de termoplásticos, através da fusão dos tubos com uma conexão. O calor irá amolecer e derreter os tubos existentes, criando uma liga entre os tubos.
No processo é necessária uma conexão resistiva para receber corrente elétrica, para aquecer e derreter o material.
Como funciona?
A conexão de eletrofusão é injetada e equipada com uma resistência helicoidal, da qual as extremidades se projetam e se conectam aos terminais localizados na área externa da conexão.
Essa resistência, quando submetida a uma corrente de certa intensidade, gera calor, portanto realizando a fusão.
Alguns processos importantes devem ser feitos, como:
- Remover a oxidação da peça (tubo ou conexão) a ser fundida por meio de uma raspagem (retirar no mínimo 0,2mm de espessura);
- Realizar as marcações que servem como referência para o encaixe da conexão com o tubo após a limpeza da parte oxidada.
- As extremidades devem ser dimensionadas adequadamente para que não derretam e se fundam, atuando como uma barreira que evita que o material fundido entre a conexão e o tubo escape.
- As peças devem permanecer imóveis durante o processo, com o uso de um alinhador, somente assim a eletrofusão e a união das conexões e tubos ocorrerá seguramente.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Na Aqua Plastic sua empresa encontra uma completa linha de tubos e conexões, com a mais alta tecnologia de eletrofusão.
Para conhecer mais sobre nossos produtos e forma de trabalho, fale com o nosso time de especialistas.