aquaplastic
Escolha uma Página

Central de Água Gelada (CAG), tecnicamente conhecido como sistemas de expansão indireta são aqueles em que o gás refrigerante resfria a água que circula pelo sistema (circuito fechado), sendo esta a responsável pelo resfriamento do ar.

sistema de resfriamento

A grande maioria dos empreendimentos comerciais climatizados possuem Centrais de Água Gelada (CAG), entretanto a indústria também usufrui desta solução. Abaixo destacamos algumas aplicações:

– Shopping Center – Climatização de ambiente
– Hospital – Climatização de ambiente
– Grandes lojas – Climatização de ambiente
– Aeroportos – Climatização de ambiente
– Edifícios comerciais – Climatização e Processos de resfriamento de máquinas
– Hotéis – Climatização de ambiente
– Indústria – Climatização e Processos de resfriamento de máquinas

As CAG são compostas por alguns equipamentos, além dos tubos, conexões, registros, válvulas e automação, dentre eles os principais são:

chiller equipamento resfriador

– CHILLER – é um equipamento resfriador por meio de um fluido refrigerante, condicionando um fluido secundário (água).

TORRE DE ARREFECIMENTO

– TORRE DE ARREFECIMENTO –  Equipamentos para resfriar a água de instalações industriais, refrigeração, trocadores de calor, etc.

FAN COIL

– FAN COIL – Equipamento de ventilação colocado em cada lugar que precisa ser aquecido ou resfriado. O ventilador aspira o ar, em seguida sopra sobre a serpentina de água fria e devolve para o ambiente.

Tubos, conexões, registros e válvulas

– Tubos, conexões, registros e válvulas – Responsáveis pela condução do fluido no sistema.

Na maioria das CAG observamos a predominância dos condutores dos fluidos (tubos e conexões) em aço.
Um detalhe muito importante é que para obter o máximo desempenho de uma CAG, além do correto dimensionamento dos equipamentos, deve ser estabelecido um programa de tratamento de água rigoroso com uso de produtos formulados à base de aditivos químicos, incluindo inibidores de corrosão e biocidas que funcionam para proteger o sistema de resfriamento mantendo os sistemas livres de oxigênio e as superfícies de troca de calor limpas e livres de depósitos ou biofilmes.

Pois as ocorrências mais comuns encontradas em circuitos de água gelada são a corrosão e a lama. Esses processos resultam na redução da eficiência da troca de calor, entupimentos e manutenções que podem causar paradas na produção.

O oxigênio é o principal problema em sistemas de resfriamento de circuito fechado e dele decorrem os outros problemas. O oxigênio presente no ar pode infiltrar-se em um sistema fechado através de pontos desgastados do sistema como válvulas, uniões, cotovelos e bombas. Corrosão é um processo eletroquímico que acarreta na destruição do sistema metálico.

Além disso, a presença de oxigênio em sistema fechado de água contribui na proliferação microbiológica. Nos sistemas de água gelada a atividade microbiana gera biofilme, que pode ser resumido como toda a atividade biológica que se adere às paredes do sistema.

Os subprodutos da respiração bacteriana são frequentemente ácidos e a respiração também consome oxigênio, fazendo com que a base do biofilme seja propícia à corrosão do metal base. Isso incentiva o crescimento de outros tipos de bactérias, pois elas usam o metal oxidado em seu metabolismo, gerando ainda outros tipos de corrosão.

Por sua vez, vazamentos também são responsáveis pela maior parte da corrosão em circuitos fechados pois introduzem uma nova carga de oxigênio dissolvido à água. Ao mesmo tempo, quando há vazamentos os níveis de aditivos que inibem a corrosão diminuem no circuito à medida que a água de reposição é adicionada para substituir o vazamento.

Case de sucesso

Em dezembro de 2020 um cliente procurou nossa equipe de especialistas para encontrar uma solução prática e segura a fim de solucionar vazamentos no seu sistema de água gelada.

Tendo como base a NBR-16401-1:2008 Instalações de Ar Condicionado- Sistemas Centrais e Unitários, que faz referência à ÁGUA GELADA.

“12.3.1 – O material da tubulação é geralmente aço carbono, preto ou galvanizado…
12.3.2 – Outros materiais podem ser estipulados a critério do projetista, tais como cobre, Policloreto de vinila (PVC) e outros, desde que satisfaçam as condições de temperatura e pressão estipuladas no projeto.”

Apresentamos nossa linha de PVC-U SCH80 pois atendia a classe de pressão, temperatura do fluido e diâmetros das tubulações que eram de 6 e 8 polegadas. Além disso, outros detalhes ajudam o cliente a decidir pela nossa solução, foram eles:

– Tempo de manutenção reduzido, pois a soldagem dos tubos e conexões é a frio (adesivo cimentício), isso proporciona uma redução aproximada de 70% do tempo quando comprado a solda quente por eletrodo.
– Redução de custo com maquinas e equipamentos, pois as tubulações são leves e fáceis de transportar.
– Atendimento aos requisitos do projeto, resistência química e mecânica.
– Certificados de qualidade internacionais, DVGW, IQNet, KEMONE, NSF, ENTE, APCER e outros.

Rua Sena Madureira, 533 04021-051 São Paulo - SP | Brasil

+55 (11) 2804 6505

pfelix@aquaplastic.com

Copyright © 2019 AquaPlastic.